Pandas estão entre os animais mais 'preguiçosos' do mundo, diz estudo

Tian Tian, um panda gigante, come um bolo em forma de árvore de natal no jardim zoológico de Edimburgo, na Escócia (Foto: Russell Cheyne/Reuters)

"Análise apresentada na revista 'Science' mediu gasto de energia de animais.
Gasto de energia são mais baixos que o de coalas e similar ao das preguiças.

 Da France Presse
 
Os pandas-gigantes são os novos preguiçosos do mundo animal, de acordo com um estudo publicado na edição desta semana da revista "Science".

Pesquisadores na China rastrearam cinco pandas em cativeiro e três mais selvagens para o estudo e descobriram que os ursos são tão vagarosos quanto as preguiças.

Os pandas pouparam 38% a mais da energia diária que a média dos outros animais do mesmo tamanho. "Os gastos de energia diário dos pandas são substancialmente mais baixos do que o de coalas, por exemplo, e mais parecidos com as preguiças", explicou o estudo.

Também verificou-se que cérebro, fígado e rins dos pandas são menores do que nos outros ursos. Seus níveis de hormônio da tireoide "são apenas uma fração do registrado normalmente entre os mamíferos - comparável aos níveis hormonais de um urso preto hibernando", acrescentou o estudo, que identificou uma variação genética nos pandas que corresponde ao que é visto em humanos com tireoides sub-ativas.

Os hormônios tireoidianos são importantes para a regulação do peso corporal e da energia, e baixos níveis podem levar à lentidão.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os estômagos dos pandas não são bem adaptados para a sua dieta de bambu. Mas em conjunto, os pequenos órgãos, as adaptações genéticas e a atitude pacata dos ursos lhes permitem sobreviver do bambu, concluiu o estudo.

O habitat natural dos pandas são as regiões montanhosas do sudoeste da China.

 O país tem cerca de 1.600 pandas vivendo na natureza selvagem e 300 em cativeiro. Essa espécie é considerada ameaçada de extinção."
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: