Investigações do fóssil encontrado por um agricultor na Província de Hebei mostraram que o animal pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae, caracterizada por seu tamanho reduzido e um dedo médio mais longo do que de outros terópodas.
A nova espécie tem um longo osso em forma de haste em cada punho. Isso não é encontrado em nenhum outro dinossauro, mas se assemelha a outros animais que voam ou planam, como morcegos, esquilos-voadores e pterossauros.
O espécime encontrado tinha penas, mas não apresentava as penas grandes de voo características das aves e seus parentes mais próximos.
Em vez disso, o segredo para esse animal voar parecer ser a fina membrana que liga as hastes aos outros dedos.
Modalidade de voo
Os estudiosos batizaram o novo dinossauro de Yi qi, que significa “asa estranha” em mandarim.
“Achamos que este é um nome apropriado, porque nenhum outro dinossauro ou pássaro tem uma asa do mesmo tipo”, explica o principal autor do estudo, Xu Xing.
“Não sabemos se o Yi qi era capaz de bater as asas ou planar, ou as duas coisas, mas o movimento envolvia uma asa única no contexto da transição dos dinossauros para as aves”, afirma.
A presença dessa membrana nas asa e o fato de outros animais com estruturas semelhantes nos punhos poderem voar fizeram a equipe de Xu sugerir que este dinossauro também era capaz de voar.
No entanto, como o fóssil estava incompleto, eles não puderam determinar qual a modalidade de voo do Yi qi.
“O Yi qi viveu no período Jurássico, portanto foi um pioneiro na evolução do voo na linhagem que deu origem às aves”, afirma o coautor do estudo Zheng Xiaoting, da Universidade de Linyi.
“Isso nos lembra que a história ancestral dos voos era cheia de inovações, mas muitas delas não sobreviveram.”
0 comentários:
Postar um comentário