O fóssil de 125 milhões de anos indica que muitos outros dinossauros, inclusive os velociraptors, se pareceriam com "grandes aves assassinas".
Mas é improvável que eles pudessem voar.
Dragão de Zhenyuan
O estudo sobre a descoberta, feito pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e a Academia Chinesa de Ciências Geológicas, foi publicado no períodico científico Scientific Reports.
"É o fóssil mais bonito no qual já tive o privilégio de trabalhar", afirma o cientista Steve Brusatte, que liderou a pesquisa.
John Nudds, palestrante sênior de paleontologia da Universidade de Manchester, no Reino Unido, disse à BBC News que a descoberta é parte de uma "conjunto cada vez mais complexo" de novas evidências "de que certamente muitos (dinossauros) e possivelmente até mesmo todos eles tinham penas ou, ao menos, pelos aveludados".
'Pássaros do inferno'
O cientista diz que o grande corpo deste dinossauro faz com que seja improvável que ele fosse capaz de voar.
"Então, talvez (as asas) não tenham evoluído para o voo - talvez tenham evoluído como uma forma de estrutura de proteção dos ovos no ninho", afirma Brusatte.
Brusatte considera que a China é o "epicentro da paleontologia neste momento".
"Há (museus com) salas repletas de novos fósseis de dinossauros que nunca foram estudados. Este talvez seja o momento mais excitante da história da paleontologia."
0 comentários:
Postar um comentário