Os machos fazem este som ao flexionar repetidamente órgãos que parecem baterias em seu abdômen - o qual é quase todo oco, o que intensifica o som. Machos maiores têm cantos mais altos, e por isso têm mais chances de atrair uma fêmea.
Mas será que esse é o barulho mais alto feito por um inseto? John Petti, que era da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, decidiu descobrir. Ele foi atrás de pesquisas e perguntou a outros entomologistas (profissionais que estudam os insetos) quais poderiam ser os insetos mais barulhentos.
Mas descobriu-se que várias espécies de cigarra emitem sons ainda mais altos. O som mais alto foi um canto de alarme de 108,9 decibéis emitido por uma Tibicen walkeri, da América do Norte.
Apesar de eles parecerem semelhantes para os ouvidos humanos, os sons que as cigarras fazem para atrair fêmeas e para dar alertas são diferentes. Um estudo mostrou que o som de alerta da cigarra do deserto (Diceroprocta apache), apenas 0,5 mais baixo que o da detentora do recorde, reduz a eficácia dos ataques de um de seus predadores, um roedor.
Mas a B. Brevis pode não ser a detentora deste título para sempre. Em um estudo feito em 1995, entomologistas mediram o volume de cantos de chamada feitos por 30 espécies de cigarras e os cantos de alerta de 59 espécies, todas na América do Norte. Eles concluíram que o nível de barulho que elas conseguiam atingir tinha correlação com sua massa corporal.
Enquanto a B. Brevis pesa 0,3g quando seca, a gigantesca cigarra Imperatriz do sudeste asiático, que tem envergadura da asa de 18 a 20 cm, pesa cerca de 2g. Pessoas que ouviram seu canto dizem que ele é extremamente alto, mas ele nunca foi medido cientificamente. Pode ser apenas isso que impede a Imperatriz de conquistar o recorde."
0 comentários:
Postar um comentário