Livro mostra retratos de animais 'esquecidos'

Muitas criaturas no planeta estão escondidas ou são preteridas em favor de animais mais 'impressionantes' como tigres, tubarões e elefantes. Em seu novo livro, o zoólogo britânico Ross Piper diz querer reequilibrar este quadro mostrando espécies pouco conhecidas, para dar ao público uma visão mais ampla da diversidade animal. Acima, uma vespa.
Os cnidários fazem parte de um filo de animais aquáticos que inclui águas-vivas e corais. Eles tem dois tipos de formatos: a medusa (em formato de água-viva) e um pólipo (um formato semelhante à anêmona). Na foto, uma colônia tem pólipos que servem para a alimentação, digestão e reprodução.
Loricifera é um filo recentemente descoberto de animais marinhos. "Com um comprimento de frações de milímetro, com suas cabeças semelhantes a escovas, esses animais são surpreendentes e tem corpos compostos de cerca de 10 mil células", explica Ross Piper.
Vermes segmentados do filo dos anelídeos contém os tipos mais familiares de vermes: as minhocas encontradas na terra dos jardins e as nereidas encontradas em praias. Os corpos divididos em anéis desses animais fazem com que eles sejam eficientes tanto na terra quanto no mar.
O filo dos moluscos é bastante diverso, contendo aproximadamente 100 mil espécies, que incluem caracóis, mexilhões e o nautilus. Na foto, uma lesma marinha.
Os moluscos tem corpos moles e a maior parte das espécies de hoje ainda possui uma concha ancestral. No entanto, alguns dos exemplos mais notáveis desses animais, como a lula e a lesma marinha, a perderam. O livro 'Animal Earth: the Amazing Diversity of Living Creatures' (ainda sem título em português), de Ross Piper, é publicado pela editora Thames & Hudson.
Águas-vivas são uma classe de cnidários encontrada em todos os oceanos do mundo da superfície até o fundo do mar. A maioria delas se locomove nadando, mas algumas crescem presas ao leito do mar. Na imagem, um anfípoda parasita, pequeno crustáceo sem carapaça, pega uma carona em uma medusa Bougainvillia.
Da BBC Brasil
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: