Em imagens: Bishnois, os 'ecologistas mais antigos do mundo'

Os bishnois, que formam uma tribo no oeste da Índia, são apontados como os "ecologistas mais antigos do mundo". Eles vivem em uma região árida perto do deserto de Thar e seguem uma filosofia de proteção às árvores, compaixão por todas as criaturas vivas e harmonia com o meio ambiente. Muito antes de as campanhas e mobilizações de ativistas ambientais se tornarem populares, centenas de bishnois já haviam perdido a vida defendendo a causa. Uma pintura em um restaurante da tribo, por exemplo, mostra um incidente de 1730, no qual 363 bishnois, entre homens, mulheres e crianças, morreram tentando proteger árvores que seriam derrubadas por ordens do rei, que queria construir um palácio. Nos vilarejos desta tribo, aves e animais andam livremente e são alimentados pelos moradores. Fotos: (Arindam Mukherjee/Agência Genesis). / Da BBC
Os bishnois vivem em harmonia com a terra e animais. Acima, um homem passa por um grupo de cervos, que os locais chamam de chinkaras, em uma floresta perto de Jodhpur. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Os bishnois são frequentemente descritos como os 'escologistas originais' da Índia. Acima, um bishnoi na frente de sua casa no vilarejo Guda Bishnoi, perto de Jodhpur. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Muito antes de as campanhas e mobilizações de ativistas ambientais se tornarem populares, centenas de bishnois já haviam perdido a vida pela causa. Acima, uma pintura em um restaurante da tribo mostra um incidente de 1730, no qual 363 bishnois, entre homens, mulheres e crianças, morreram tentando proteger árvores que seriam derrubadas por ordens do rei, que queria construir um palácio. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Nos vilarejos bishnois, aves e animais andam livremente e são alimentados pelos moradores. Acima, Visudhanand Bishnoi alimenta cervos e uma espécie de antílope em uma área de floresta ao redor do templo de Jambeswar, perto da cidade de Jodhpur. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
O elo da comunidade com a natureza pode ser visto em seu estilo de vida simples, como na comida vegetariana que consomem ou nas roupas que usam, sem estampas e em cores mais discretas. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
As mulheres da tribo são conhecidas por gostarem de ouro, e as joias são símbolo de status e um bom investimento. O adorno usado no nariz por Sayari Devi é uma marca tradicional das mulheres bishnoi. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Os bishnois gostam de consumir ópio e frequentemente, recebem as visitas com uma bebida feita da substância. Acima, um bishnoi prepara a bebida, chamada, amal, em casa. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Os bishnois são conhecidos por sua forte oposição à caça. Nos últimos anos eles entraram com processos contra ricos e poderosos da Índia, incluindo atores de Bollywood, que gostam que caçar. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Homens e mulheres da tribo trabalham nos campos e fazendas. (Fotos: Arindam Mukherjee/Agência Genesis)
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: