Montanhas mais perigosas do mundo em porcentagens

1 – Annapurna: 55 mortes / 40,15% de mortes (Nepal)

Com 8078 metros de altura, Annapurna é apenas a décima montanha mais alta do mundo, mas é a mais perigosa. Seu cume foi “conquistado” em 1950 e até hoje menos de 150 pessoas conseguiram alcançar o mesmo feito.

2- Nanga Parbat: 62 mortes / 27,19% de mortes (Paquistão)

Esta é apenas a nona montanha mais alta do mundo, com 8125 metros de altura. Antigamente, era considerada a mais perigosa do mundo, tendo chegado a índices de mortalidade de até 70% nos anos 90.

Hoje em dia, esse índice caiu bastante e a subida já não parece mais tão perigosa, mas ainda é uma das mais cansativas, com uma parede vertical de 4 km. Por ter acesso difícil, o que retarda a chegada de resgates, não costuma ser um dos destinos preferidos dos alpinistas.

3 - K2 - 60 mortes / 25% de mortes (Paquistão e China)

A K2 é a segunda montanha mais alta do mundo, com 8611 metros de altura, e também é considerada por muitos alpinistas a mais difícil. Ela foi apelidada de “A Montanha Selvagem” e tem delicados pilares de gelo e superfícies íngremes e rochosas. Não é um passeio para principiantes.

4 – Manaslu: 52 mortes / 21,67% de mortes (Nepal)

Seu nome significa “A Montanha do Espírito”. A montanha foi escalada pela primeira vez apenas em 1956, em uma expedição japonesa. Os japoneses, aliás, possuem um forte identificação com a montanha.

Entre as montanhas mais altas do mundo, é considerada uma das mais fáceis de se escalar, e por isso vem atraindo muitos alpinistas. Ainda assim, seu índice de mortalidade é bastante elevado.

5 – Kangchenjunga: 40 mortes / 21,62% (Nepal e Índia)

Ao contrário da maioria das montanhas dessa lista, Kangchenjunga não viu seu índice de mortalidade cair com o passar do tempo. Pelo contrário, seus índices parecem estar crescendo. Por isso, ela continua sendo uma das montanhas mais perigosas e fatais do mundo. Entre os perigos dessa montanha estão o clima e as avalanches. O fato de ser o pico mais alto da Índia e o terceiro mais alto do mundo, com 8.586 metros de altura, não deixa as coisas mais fáceis.

6 – Dhaulagiri: 56 mortes / 17,45% (Nepal)

O nome significa “Montanha branca”, que caracteriza a grande quantidade de neve. Infelizmente, essa neve é responsável por avalanches, que são a principal causa de morte de alpinistas que tentam conquistar seu cume.

Se o alpinista não tiver o azar de encarar uma avalanche no caminho, no entanto, esta promete ser uma das escaladas mais simples entre as montanhas com mais de 8 mil metros de altura.

7 – Makalu: 24 mortes / 10,67% de mortes (Nepal e China)

A apenas 22 km de distância do Everest, Makalu oferece a dificuldade de subidas bastante íngremes. Para se ter ideia da dificuldade, apenas em 2002 um alpinista conseguiu escalá-la por completo.

Sua forma lembra uma pirâmide de quatro lados gigante, já que tem 8.481 metros de altura, sendo a quinta maior montanha do mundo. Irivan Gustavo Burda e Waldemar Niclevicz, brasileiros, também já conseguiram escalá-la com sucesso.

8- Gasherbrum I: 22 mortes / 10% de mortes (China e Paquistão)

Gasherbrum significa “a parede brilhante” na língua local. Sua fama foi fortalecida depois do filme "Gasherbrum, a montanha luminosa", onde Reinhold Messner narra a jornada de sua escalada até o cume. Ela também é conhecida como “K5”, a quinta da cordilheira de Karakoram.

9 – Shishapangma: 19 mortes / 8,56% de mortes (China)

Shishapangma é a “baixinha” entre as montanhas com mais de 8 mil metros de altura. Ainda assim, ela chama a atenção por ter sido a última entre elas a ter sido escalada, em 1964. Seu grande número de avalanches e os ventos fortes a tornam uma das mais perigosas do mundo.

10 – Everest: 186 mortes / 8,3% (Nepal e China)

A montanha mais alta e também a mais famosa do mundo é apenas a décima mais perigosa. Com 8850 metros, ela foi conquistada pela primeira vez em 1953.

Mais de 2000 alpinistas já chegaram ao seu cume e cerca de 800 novos tentam fazer o trajeto todos os anos. Seu índice de mortalidade vem caindo a cada ano, felizmente.
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: