Nasa divulga imagens impressionantes de observatório de raio-X

A Nasa divulgou uma série de imagens de tirar o fôlego de estrelas e galáxias a milhões de anos-luz de distância da Terra para marcar o Ano Internacional da Luz. As imagens foram feitas pelo Observatório de Raios-X Chandra, um telescópio espacial especial que custou 1,1 bilhão de libras (R$ 3,9 bilhões). Esta galáxia - Messier 51 (M51) - apelidada de "Whirlpool" (redemoinho), é uma galáxia espiral, como a nossa Via Láctea, localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra. (NASA/CXC/SAO)
O Observatório de Raios-X Chandra faz imagens impressionantes do Universo ao medir raios-X emitidos por objetos de alta energia como buracos negros e restos de supernova. Esta galáxia, a Cygnus A, a uma distância de cerca de 700 milhões de anos luz, contém uma bolha gigante preenchida com raios-X quentes que emite gás detectado pelo Chandra (azul). (NASA/CXC/SAO)
Quando uma estrela maciça explodiu na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da Via Láctea, deixou para trás esse escudo de detritos chamado SNR 0519-69,0. Aqui, é possível ver gás em raios- X do Chandra (azul). A borda exterior da explosão (vermelha) e estrelas no campo de visão são observadas em luz do Hubble. (NASA/CXC/Rutgers/J.Hughes)
Quando os raios-X, mostrados em azul, do Chandra e do XMM-Newton são unidos nesta imagem com dados de rádio do telescópio Australia Telescope Compact Array (rosa) e dados de luz visíveis do Digitized Sky Survey (DSS, em amarelo), cria-se uma nova visão da região. Este objeto, conhecido como MSH 11-62, contém uma nebulosa interior de partículas carregadas. (NASA/CXC/SAO/P.Slane)
Este remanescente de supernova, RCW 86, é o resto de uma estrela que explodiu e que pode ter sido testemunhada por astrônomos chineses há quase 2.000 anos. Esta imagem combina raios-X do Chandra (rosa e azul), juntamente com a emissão visível a partir de átomos de hidrogênio na borda do remanescente, observado com o telescópio Curtis Schmidt no Observatório Interamericano Cerro Tololo (amarelo). (NASA/CXC/MIT/D)
Da BBC
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: