Artista francês cria imagens de 'espécies do futuro'

Um dos últimos projetos do fotógrafo e artista francês Vincent Fournier mistura ficção e biologia sintética em uma exploração da relação entre intervenção humana na natureza e a evolução natural. Ele imaginou várias espécies modificadas pelo homem, como esta coruja cinzenta com penas resistentes a predadores. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
Fournier apresenta este trabalho como se fosse uma coleção de "espécies futuras", respondendo a influências da ficção científica e cibernética. Acima, o "Orbus Chirurgia", um escorpião que será usado para cirurgias semiautomáticas. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
O trabalho de Fournier revela a paixão do artista pela ciência e tecnologia. Este besouro, "Oryctes transmissionis" recebeu um GPS em seu chifre, que funciona como uma antena integrada. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
O artista dá continuidade a uma tradição do século 19, dos livros de zoologia ricamente ilustrados. Na imagem acima, uma papoula reluzente de cor viva, a "Ignis Ubinanae", uma flor com plasma. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
"Gosto de brincar com a ideia de um arquivo verdadeiro ou falso, como um livro de Jorge Luis Borges, com várias camadas de realidade", disse Fournier. Acima, a "água-viva lua" (Aurelia exiens), um ser vivo acostumado a grandes profundidades adaptado para transmissão de dados. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
O gorgulho "Entimus jumpis" foi adaptado e se transformou em um inseto capaz de grandes saltos. Componentes metálicos ajudam o movimento da criatura. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
Este pardal, "Passeridae megapixeliadeae", é uma ave com uma visão extremamente clara. A "injeção de aproximadamente 20 mil células-tronco projetadas em cada olho" resulta em um nível avançado de detecção de movimentos. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
O coelho criado por Fournier acabou se transformando em um animal com maior capacidade cognitiva, graças à modificação de seus neurônios motores. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
Acima, o Cortinarius "Fungus aridus", que pode tolerar ambientes áridos graças a uma injeção de genes modificados retirados de um camelo. (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
A exposição "História Pós-Natural", de Vincent Fournier está no Centro de Arte Contemporânea em Pontmain, França, até 30 de novembro. Acima, o pavão "Pavo exosceletus" (Foto: Vincent Fournier / INSTITUTE)
Da BBC Brasil
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: