Homem mata onça e posa ao lado de animal morto no interior do Amazonas

Animal foi morto em mata nas proximidades de comunidade do interior do AM (Foto: Arquivo Pessoal/Chico Batata)

"Caso foi registrado há cerca de duas semana por fotógrafo de Manaus.
Atirador, que teria relatado medo de ser atacado, disse estar arrependido.

Adneison Severiano e Camila Henriques, G1

Moradores de uma comunidade situada entre as cidades de Itacoatiara e Urucurituba, no Amazonas, mataram uma onça-pintada após relatos de suposto ataque de felino na região. O caso foi registrado há cerca de duas semana por um fotógrafo de Manaus. Nas imagens registradas, homens posam ao lado do animal morto. O atirador disse estar arrependido. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que é crime matar animal silvestre, mas a lei abre exceção em casos de legítima defesa comprovada.

Em entrevista ao G1, o fotógrafo Chico Batata disse que esteve na comunidade logo após a onça ser abatida. Batata contou que um homem estava caçando na mata quando teria avistado o animal. Ele relatou ao profissional que atirou uma vez contra o felino. O tiro de espingarda atingiu a onça na cabeça.


Caçadores posaram ao lado de animal morto
(Foto: Arquivo Pessoal/Chico Batata)

"Ele disse que a onça iria atacá-lo e, por isso, atirou na cabeça dela. O homem afirmou que era ele ou a onça. Questionei porque ele não atirou para cima em vez de matar a onça, mas ele justificou que ela iria pular nele. Ele afirmou também que imagens de um corpo ao lado de uma onça morta circularam no WhatsApp e chamaram atenção de moradores. O caçador também viu essa imagem e disse ter ficado com medo", revelou Batata.

Depois de matar o animal, a onça foi levada da mata para área urbana na comunidade. No local, o animal teve a pele retirada por moradores, segundo o fotógrafo.
Batata informou que as cenas irão compor o documentário sobre a destruição da Amazônia. Ele disse ainda que pretende expor as fotos registradas durante a gravação. "No documentário, ele conta como matou a onça e o arrependimento do ato. A previsão é que até o final do ano o documentário seja concluído", comentou o fotógrafo, sem mencionar o nome do responsável pela morte do animal.

Crime ambiental

Procurado pelo G1, o superintendente do Ibama, Mário Reis, explicou que matar qualquer animal silvestre é crime ambiental com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de até R$ 5 mil.

No entanto, a lei abre exceção aos casos de legítima defesa comprovada. "Vai depender das circunstâncias em que houve esse abate. Por exemplo, [se a pessoa] saiu para caçar a onça, para matar a onça, é crime. Agora, se matou porque se viu obrigada a defender a vida dela, aí deixa de ser crime, porque a lei dá essa exceção. Você precisa verificar em que circunstâncias ocorreu", afirmou Reis, acrescentando que, em casos de legítima defesa, o responsável não responde pelo crime.


Devastação da floresta Amazônica é tema de documentário (Foto: Arquivo Pessoal/Chico Batata)
Devastação da Floresta Amazônica é tema de documentário (Foto: Arquivo Pessoal/Chico Batata)
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: