Auroras boreais dão 'espetáculo' nos céus da Grã-Bretanha

A aurora boreal – um fenômeno natural de luzes no céu - tem ocorrido em partes da Grã-Bretanha. O fenômeno, causado por partículas com carga elétrica que vêm do Sol e entram na atmosfera da Terra, criou cenas como esta no memorial de guerra de Stonehaven, em Aberdeenshire, na Escócia. (Foto: Brian Doyle)
As luzes também fizeram um espetáculo em Foxley, Norfolk, um vilarejo no leste da Inglaterra. (Foto: Chris Bell)
Thompson afirmou que as partículas geralmente são puxadas para o Polo Norte, mas se houver uma boa quantidade destas partículas, 'elas vão viajar mais longe, em direção ao equador, e fazer com que as luzes apareçam mais ao sul'. Geralmente, em ocasiões como esta, as luzes podem ser vistas até em Gloucestershire (acima), no sudoeste da Inglaterra. (Foto: Ian Smith)
Thompson afirmou que as luzes, que também podiam ser vistas em Corbrige, Northumberland, (norte da Inglaterra, acima) ocorrem quando o vento solar, ou partículas carregadas, são ejetadas do Sol. 'Elas precisam de dois ou três dias para chegar aqui e, quando chegam, elas fazem com que os átomos de gás no céu brilhem. É simples assim', disse. (Foto: John Logan)
Segundo o astrônomo uma ejeção de massa coronal ocorreu no Sol há três ou quatro dias e todo o material viajou em direção da Terra. Thompson disse ainda que a aurora boreal 'depende do quanto o Sol está ativo'. Esta foto foi feita em Boulmer, Northumberland. (Foto: Ian Glendinning)
'É uma questão de sorte', disse Thompson. 'A última vez que vi (uma aurora boreal) tão espetacular foi, provavelmente, há 20 anos', acrescentou. As luzes foram vistas em muitos lugares na Grã-Bretanha, incluindo na região de Cumbria, norte da Inglaterra. (Foto: Jonathan Cooper)
E, nesta época do ano, muitos britânicos aproveitam para fazer fotos da aurora boreal. Esta, acima, mostra a ilha de St Mary, Tyne e Wear, no nordeste da Inglaterra. (Foto: Cheney Leung)
Acima, a aurora boreal vista em Bow Fiddle Roch, Portknochie, Moray, na Escócia. (Foto: Alexander Dutoy)
Da BBC Brasil
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: