'Criaturas de luz' mostram brilho natural em exposição

O Museu Americano de História Natural traz uma exposição itinerante sobre surpreendentes micro-organismos capazes de produzir luz. "Criaturas de luz: bioluminescência da natureza" traz organismos como cogumelos representados no modelo acima, 40 vezes maior do que seu tamanho real.
Visitantes podem passear por uma série de paisagens recriadas para exibir os organismos que emitem luz - e mostrar como eles funcionam. Estes cogumelos bioluminescentes crescem em madeira em decomposição de florestas do leste da América do Norte.
Este vaga-lume, representado acima em um modelo 65 vezes maior do que o original real, é encontrado no centro e no sudeste dos EUA. Também é conhecido como "fantasma azul".
O fotógrafo Tsuneaki Hiramatsu combinou fotos feitas com o obturador em baixa velocidade para produzir imagens incríveis do brilho de vaga-lumes. A imagem acima foi feita em Okayama, Japão.
O cenário da imagem acima reconstrói parte das cavernas de Waitomo, na Nova Zelândia, com um verdadeiro espetáculo sobre a cabeça dos espectadores: "varas de pescar" grudentas caem do teto ao serem produzidas por vermes bioluminescentes, que usam o método para capturar suas presas.
Este ambiente interativo reproduz a baía Mosquito, em Porto Rico, onde altas concentrações de microscópicos seres dinoflagelados criam uma auréola luminosa ao redor de qualquer coisa que se mova pela água.
Este mapa interativo em larga escala mostra uma parede de corais nas ilhas Cayman, que abriga diversos animais bioluminescentes e fluorescentes.
Esta água-viva se ilumina quando provocada. Dentro de seus órgãos, uma reação química cria uma luz bioluminescente azul, enquanto uma molécula fluorescente faz a luz azul ficar verde.
Minerais também podem conter moléculas fluorescentes que acendem sob luz ultravioleta. Alguns escorpiões, aranhas e insetos também são fluorescentes.
Este peixe acena para fêmeas com luzes, originárias de um tecido em seu corpo repleto de bactérias bioluminescentes. A exposição "Criaturas de luz" ficará em cartaz no Museu Canadense de Natureza, em Ottawa, entre 3 de maio e 9 de novembro.
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: