Ele é considerado o “rei das cores”.
|
É claro, alguns conceitos aqui são subjetivos, como o animal mais bonito ou o mais feio. Por isso, vale dizer que essa é uma lista aproximada e também opinativa, e não definitiva.
O animal mais colorido: Camaleão-pantera
Uma espécie nativa de Madagascar, ele é considerado o “rei das cores”. Além de usar as diferentes cores para camuflagem, as fêmeas mudam a coloração para anunciar a gravidez. Seu nome científico é Furcifer pardalis.
Nessa lista também poderiam ser citados outros animais muito coloridos como o peixe mandarim, o sapo arco-íris, o rolieiro-de-peito-lilás, o faisão-dourado, o sapo-boi-azul e o dragão-do-mar.
Foto: Joachim S. Müller/Flickr |
O animal terrestre mais rápido: Guepardo (ou Chita)
Se a chita decidir te perseguir, pode desistir de correr. Esse incrível felino alcança até 115 km/h, ganhando o posto de animal terrestre mais rápido do mundo. Ela é capaz de atingir os 100 km/h em apenas três segundos, feito comparável aos carros mais potentes do mundo.
Outros animais terrestres velozes: antilocapra (98 km/h), gazela-thompson (80 km/h), leoa (80 km/h) e gnu (80km/h).
Foto: Joanedc/Flickr |
A chita pode ser incrivelmente rápida, mas nem se compara ao falcão peregrino, que chega a alcançar velocidades de até 330 km/h em seus voos. Na verdade, alguns especialistas acreditam que ele possa alcançar até 400 km/h.
Curiosidade: o animal aquático mais rápido do mundo é o peixe-vela, encontrado na Índia e Oceano Pacífico, chegando a alcançar 110 km/h.
Foto: Agustín Povedano/Flickr |
A baleia-azul chega a ter até 30 metros de comprimento e a pesar até 180 toneladas, e tudo isso comendo só peixinhos “light” e pequenos crustáceos – nada de doces na dieta.
A baleia-azul é na verdade o maior animal vertebrado que já habitou esse planeta. Seu peso e tamanho chega a superar até os maiores dinossauros. O maior dinossauro, o Argentinossauro, que viveu no período Mesozoico, pesava cerca de 90 t.
Até o início do século XX, essas baleias eram abundantes em todos os oceanos, mas a caça levou-as à beira da extinção. Hoje, são estimadas cerca de cinco a 12 mil baleias-azuis ao redor do mundo.
Foto: Zoran Kovacevic/Flickr |
Se você achou que o mais fedido seria o cangambá, está enganado. O odor do diabo-da-tasmânia chega a superar o concorrente. Quando se sente ameaçado, exala um cheiro forte e nada agradável, capaz de espantar qualquer um.
Outros animais fedidos: cangambá, hiena, urubu-de-cabeça-vermelha e percevejo.
Foto: Tasty Snaks/Flickr |
O animal mais feio: peixe-gota
Claro que esse é um conceito bem subjetivo, mas o peixe-gota certamente figuraria na lista de qualquer pessoa entre os animais mais feios do mundo. Seu nome científico é Psychrolutes marcidus. Ele habita as águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia, raramente sendo visto por seres humanos.
O peixe-gota tem fortes concorrentes nessa lista, como o rato-toupeira-pelado, a rã-do-titicaca e o macaco-proboscis.
Foto: Grufnik/Flickr |
O animal mais bonito: leão branco
É quase impossível eleger os animais mais bonitos do mundo, tamanha a beleza da natureza. Eleger “O” mais bonito então, é quase uma ofensa, então encare isso como uma sugestão para se pesquisar.
Entre os felinos, que sempre chamam a atenção, o leão branco consegue se destacar, com seu pelo branco e olhos azuis ou dourados. Seu pelo sofre uma mutação de cor devida a uma particularidade genética chamada leucismo, mas esta é a única diferença entre ele e o leão sul africano.
Foto: Os mais |
0 comentários:
Postar um comentário