Fotógrafo ilumina cascatas dramáticas de gelo na Noruega

A cidade de Eidfjord, na Noruega, conhecida por suas cascatas de gelo, foi cenário de uma ousada e fascinante colaboração entre o fotógrafo Thomas Senf e a equipe de escaladores Mammut. A parceria resultou no registro de imagens impressionantes de uma escalada noturna, feitas com a ajuda do artista suíço David Hediger, responsável pela iluminação. Para vencer os obstáculos naturais e criar a luz dentro das cavernas, Hediger usou um sistema complexo de cordas e de mais de 500 metros de cabos. "Fazia muito tempo que pensava em como trabalhar com a luz artificial, algo que só é possível em um estúdio fotográfico ou em montanhas com muito espaço interno", disse Senf.
As impressionantes estruturas de gelo e neve chegam a 500 metros de altura. "Fotografar e filmar à noite é um grande desafio", diz Senf. "A iluminação correta é determinante."
Dani Arnold é um famoso escalador suíço que, em 2011, subiu os 3.970 metros de altura da montanha Eiger, nos Alpes Suíços, em um tempo recorde de 2 horas e 28 minutos.
“Em um certo momento, a cascata de gelo parecia uma caverna de estalactites ou uma catedral gótica", destaca Arnold.
A iluminação ficou a cargo do artista suíço David Hediger, que usou spots e um sistema complexo de cordas e de mais de 500 metros de cabos.
“A ideia de iluminar cascatas de gelo naceu em uma reunião com o pessoal da Mammut”, diz o fotógrafo Thomas Senf. “Fazia muito tempo que pensava em como trabalhar com a luz artificial, algo que só é possível em um estúdio fotográfico ou em montanhas com muito espaço interno."
"Os escaladores tiveram que corrigir a posição das lâmpadas em alguns poucos centímetros", contou Senf. "Os spots paravam de funcionar antes do previsto embaixo da água."
Os numerosos cânions e fendas de Eidsfjord formam algumas das maiores e mais complicadas rotas de escalada no gelo do mundo.
Na mitologia nórdica, os Gigantes de Gelo eram enormes e praticamente indomáveis.
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: