Maior inseto aquático do mundo é descoberto na China

O maior inseto aquático do mundo, com mandíbulas intimidadoras e asas enormes, foi descoberto na China.
Os moradores da província de Sichuan encontraram vários exemplares e os enviaram ao Museu de Insetos da China Ocidental, sem saber que foram responsáveis por uma incrível descoberta entomológica. Semelhante a uma libélula grande, a espécie pertence à família dos coridalídeos e a envergadura de suas asas passa dos 20 centímetros.
Quem não deve ter gostado muito da notícia é a donzelinha sul-americana (Megaloprepus coerulatus), que perdeu a primeira posição como maior inseto aquático do planeta, com uma envergadura de asas de “apenas” 19 centímetros.
Sua aparência não é exatamente impressionante. Existem mais de 200 espécies de coridalídeos, distribuídos pela Ásia, América do Sul e África, mas o que surpreendeu os especialistas foi o tamanho descomunal da nova espécie, jamais documentado nos insetos dessa família.
As mandíbulas longas, semelhantes a pinças, são usadas no acasalamento. Os machos as exibem  para impressionar as fêmeas e para segurá-las durante a cópula. No entanto, suas asas são praticamente inúteis, já que ele passa a maior parte da vida pousado sobre água parada ou escondido sob pedras.
A nova espécie pode ser um eficiente indicador de pureza da água, já que prefere água limpa e sem lodo, relativamente livre de poluentes e com pH normal, nem alto e nem baixo. Se um corpo d´água não atender a seus rígidos padrões, este gigante de asas enormes simplesmente muda de endereço. Richard Farrel, Animal Planet
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: