Costume chinês pode incentivar caça ilegal de tigres, afirmam especialistas

Tigres 2 (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)
Caça ilegal a tigres na China ameaça espécie, de acordo com ambientalistas (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)
"Partes do animal são usadas como símbolo de status e na medicina. Cem tigres por ano foram mortos para venda ilegal desde a virada do século.

Do G1

Conservacionistas vão tentar reduzir a demanda por partes de tigre na China, numa campanha para salvar os grandes felinos, alertaram especialistas em uma conferência de combate à caça ilegal em Katmandu.

Milhares de tigres habitavam as florestas no sul e sudeste da Ásia, mas o número de animais caiu para cerca de 3.000 mundialmente. Especialistas dizem que a caça ilegal é motivada por um próspero mercado na China, onde partes do animal são usadas como símbolo de status e na medicina tradicional.

Existe uma cultura entre as pessoas mais ricas da China (sobre possuir partes de tigre)”, disse Michael Baltzer, líder do WWF Tiger Alive Initiative, referindo-se às pessoas que adornam cabeças de tigres e decoram salas de estar com tapetes feitos com suas peles.

“A criação de tigres na China encoraja (a caça) por estimular a demanda por partes de tigre”, disse Debbie Banks, chefe da Tiger Campaign, da Agência de Investigação Ambiental, com sede na Grã-Bretanha.

Cem tigres por ano foram mortos para venda ilegal desde a virada do século, disse James Compton, diretor do setor asiático da Traffic, uma rede de monitoramento de troca e venda de vida selvagem.

Os números são baseados em partes de tigres apreendidas e reportadas por autoridades. Indicam que o número atual de mortes pode ser bem maior.

Tigres vão ser caçados enquanto houver demanda, afirma Anil Manandhar, do grupo de conservação WWF Nepal. “Nossa meta não deve ser somente zero para a caça ilegal, mas também zero para a demanda de partes de vida selvagem”, disse Manandhar durante a conferência.

O Nepal está sediando a conferência contra a caça ilegal de animais, com participação de representantes de 13 países e grupos de conservação para criar uma estratégia para combater essas ações na Ásia."
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: