'Criaturas camufladas': fotógrafo desvenda 'mestres do disfarce' da natureza

Animais da floresta tropical são notoriamente difíceis de identificar. Por isso mesmo, foram objeto de um projeto desafiador do fotógrafo canadense Paul Bertner, que passou meses viajando da Amazônia a Bornéu para clicar a grande diversidade das criaturas esquivas da floresta - como esta lagartixa cuja cauda se confunde com uma longa folha ('Uroplatus phantasticus').
A camuflagem esconde os animais de seus predadores e presas. Um exemplo é o bicho-pau, que só pode ser identificado entre os galhos quando se move.
Alguns insetos da floresta se assemelham a folhas e musgo e assim podem se movimentar livremente sem serem detectados. As cores também são um recurso para ajudá-los a se misturar ao ambiente. Pesquisadores suíços recentemente descobriram como o camaleão (como o da foto) muda de cores, modificando os cristais localizados dentro de suas células.
Você consegue ver uma aranha caranguejeira nessa foto? Normalmente pequenas e lentas, estas espécies se assemelham a detritos e melhoram seu disfarce ainda mais adornando seus pelos e espinhos com vegetação.
Existem muitos tipos de aranha caranguejeiras. Algumas vivem em flores e se alimentam dos insetos que ali pousam. Outras espécies são capazes de mudar a cor do corpo para se mimetizarem à flor onde estão escondidas.
"Conseguir ver essas criaturas tão bem camufladas é muitas vezes uma questão de sorte", diz Bertner. "Experiência é certamente um fator que pode ajudar a perceber pequenas irregularidades em termos de formato, movimento ou aparência que servem de pista", ele afirma. Aqui, uma traça.
"Muitas vezes é simplesmente uma questão de dedicar tempo à pesquisa e descoberta", diz Bertner. Você consegue achar uma aranha nesta foto?
Um dos mestres do disfarce que Bertner foi capaz de identificar foi a lagartixa de cauda plana, aqui mimetizando-se a um galho de árvore.
Por fim: um desafio. Em algum lugar nesta foto se esconde uma cobra bicuda verde - ou será que não?
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: