Cientistas chineses descobrem inédito dinossauro com ‘asas de morcego’

Segundo cientistas, estrutura nunca foi observada em dinossauros antes
"A descoberta por cientistas chineses de um dinossauro com asas peculiares pode trazer novas pistas sobre o leque de técnicas de voo que os animais usavam na época em que as aves modernas apareceram.



Investigações do fóssil encontrado por um agricultor na Província de Hebei mostraram que o animal pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae, caracterizada por seu tamanho reduzido e um dedo médio mais longo do que de outros terópodas.

A nova espécie tem um longo osso em forma de haste em cada punho. Isso não é encontrado em nenhum outro dinossauro, mas se assemelha a outros animais que voam ou planam, como morcegos, esquilos-voadores e pterossauros.

O espécime encontrado tinha penas, mas não apresentava as penas grandes de voo características das aves e seus parentes mais próximos.

Em vez disso, o segredo para esse animal voar parecer ser a fina membrana que liga as hastes aos outros dedos.

Modalidade de voo

Crânio do novo dinossauro, que pode ter sido ancestral das aves
A descoberta foi registrada pelos cientistas do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP), da Academia Chinesa de Ciências, na revista Nature.

Os estudiosos batizaram o novo dinossauro de Yi qi, que significa “asa estranha” em mandarim.

“Achamos que este é um nome apropriado, porque nenhum outro dinossauro ou pássaro tem uma asa do mesmo tipo”, explica o principal autor do estudo, Xu Xing.

“Não sabemos se o Yi qi era capaz de bater as asas ou planar, ou as duas coisas, mas o movimento envolvia uma asa única no contexto da transição dos dinossauros para as aves”, afirma.

A presença dessa membrana nas asa e o fato de outros animais com estruturas semelhantes nos punhos poderem voar fizeram a equipe de Xu sugerir que este dinossauro também era capaz de voar.

No entanto, como o fóssil estava incompleto, eles não puderam determinar qual a modalidade de voo do Yi qi.

“O Yi qi viveu no período Jurássico, portanto foi um pioneiro na evolução do voo na linhagem que deu origem às aves”, afirma o coautor do estudo Zheng Xiaoting, da Universidade de Linyi.

“Isso nos lembra que a história ancestral dos voos era cheia de inovações, mas muitas delas não sobreviveram.”
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: