Gavião vira 'inquilino' de prédio e cria família em buraco de ar-condicionado

Em meio a tantos prédios e construções, um gavião da espécie Carcará encontrou um espaço inusitado para formar seu ninho e cuidar da família: uma caixa de ar-condicionado vazia no alto de um edifício no bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo o empresário Marcos Vinicius Yog, que mora na mesma região e identificou a presença dos animais, os novos inquilinos chegaram no local há cerca de dois meses. “Deve fazer uns dois ou três meses que notamos eles fazendo o ninho. São dois filhotes e a mãe protetora sobrevoa a área sempre”, comenta.
Os animais são alimentados diariamente. A genitora busca comida e faz questão de entregar no bico de cada um dos pequenos gaviões. A cena chamou a atenção do morador do Boqueirão, que resolveu registrar em imagens a presença dos vizinhos de asas. A família de carcarás se formou no espaço que seria de um ar-condicionado, do lado externo de um prédio que fica na rua Bolívar, próximo ao Canal 4, em Santos. “Esse buraco do ar-condicionado está em uma posição que quase ninguém consegue ver. Creio que do nosso apartamento há uma vista privilegiada, por ser do 20ª andar”, acrescenta o morador, que tem acompanhado o crescimento dos filhotes.
Segundo especialistas, o animal é geralmente encontrado em campos, cerrados, matas, caatingas e também na orla marítima. Estudos tem apontado também a redução do habitat da espécie, que tem sido vista cada vez mais nas grandes cidades.
Do G1 / Fotos: Marcos Vinicius Yog / Arquivo Pessoal

Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: