Pesquisadores do Equador descobrem lagarto de cores vibrantes

Macho da nova espécie de lagarto, Alopoglossus viridiceps, que mede cerca de 5 cm (Foto: Torres-Carvajal/Divulgação)
"Nova espécie tem cabeça de cor verde-metálica e barriga laranja. Para pesquisador, região tem grande biodiversidade 'escondida'.

Do G1

Um novo lagarto, com cores vibrantes e metálicas, foi descoberto nas florestas tropicais úmidas do noroeste do Equador por pesquisadores do Museu de Zoologia QCAZ, da Pontifícia Universidade Católica do Equador.

Barriga de  nova espéce de lagarto é laranja
A descrição da nova espécie foi publicada na revista científica "Zookeys" nesta semana. O lagarto pertence ao gênero Alopoglossus, que se diferenciam dos outros lagartos por terem as línguas cobertas de dobras.

Para chegar à descoberta, o pesquisador Omar Torres-Carvajal e o estudante Simón Lobos analisaram exemplares de lagartos coletados nas florestas da região e armazenados no Museu de Zoologia desde 1977.
Chamou a atenção dos pesquisadores, entre os lagartos coletados nos últimos cinco anos, alguns com cabeça de cor verde-metálica e barriga laranja, características nunca antes descritas nesse animal.

A análise de DNA permitiu concluir que se tratava de uma nova espécie, que recebeu o nome de Alopoglossus viridiceps. Os animais foram coletados principalmente na Reserva do Bosque Nublado Santa Lucia, no noroeste do Equador.

Com o novo achado, sobre para sete o número de espécies conhecidas do gênero Alopoglossus. "A diversidade de lagartos do gênero tem sido subestimada. Estamos trabalhando atualmente em trabalhos para compartilhar essas descobertas com a comunidade científica", disse Torres-Carvajal. Segundo ele, o mesmo padrão de "diversidade escondida" se aplica às espécies amazônicas."
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: