Qual inseto emite o som mais alto?

Gafanhotos estão entre animais que gostam de fazer barulho
"O canto da cigarra é conhecido como um dos grandes sons da natureza. Esses pequenos insetos emitem um som enigmático e muito, muito alto.



Os machos fazem este som ao flexionar repetidamente órgãos que parecem baterias em seu abdômen - o qual é quase todo oco, o que intensifica o som. Machos maiores têm cantos mais altos, e por isso têm mais chances de atrair uma fêmea.

Mas será que esse é o barulho mais alto feito por um inseto? John Petti, que era da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, decidiu descobrir. Ele foi atrás de pesquisas e perguntou a outros entomologistas (profissionais que estudam os insetos) quais poderiam ser os insetos mais barulhentos.

Circotettix Rabula foi um dos sugeridos, mas não levou o prêmio de mais barulhento
Surgiram vários candidatos da ordem Orthoptera (grilos e gafanhotos), incluindo um tipo de grilo campestre da Malásia, uma espécie chamada Circotettix Rabula (foto acima) e outra conhecida como grilo-toupeira. Esse último ganhou o prêmio de mais barulhento neste grupo, com 96 decibéis a uma distância de 50 cm.

Mas descobriu-se que várias espécies de cigarra emitem sons ainda mais altos. O som mais alto foi um canto de alarme de 108,9 decibéis emitido por uma Tibicen walkeri, da América do Norte.

Grilo-toupeira emite sons de 96 decibéis
Mas Petti decidiu que iria considerar o volume mediano para apontar o vencedor. A T. Walkeri, a 50 cm de distância, chegava a 105,9 decibéis, não tão alto quanto os 106,7 decibéis da Brevisana brevis, uma cigarra africana.

Apesar de eles parecerem semelhantes para os ouvidos humanos, os sons que as cigarras fazem para atrair fêmeas e para dar alertas são diferentes. Um estudo mostrou que o som de alerta da cigarra do deserto (Diceroprocta apache), apenas 0,5 mais baixo que o da detentora do recorde, reduz a eficácia dos ataques de um de seus predadores, um roedor.

Cigarra Imperatriz: verdadeira campeã?

Mas a B. Brevis pode não ser a detentora deste título para sempre. Em um estudo feito em 1995, entomologistas mediram o volume de cantos de chamada feitos por 30 espécies de cigarras e os cantos de alerta de 59 espécies, todas na América do Norte. Eles concluíram que o nível de barulho que elas conseguiam atingir tinha correlação com sua massa corporal.

Enquanto a B. Brevis pesa 0,3g quando seca, a gigantesca cigarra Imperatriz do sudeste asiático, que tem envergadura da asa de 18 a 20 cm, pesa cerca de 2g. Pessoas que ouviram seu canto dizem que ele é extremamente alto, mas ele nunca foi medido cientificamente. Pode ser apenas isso que impede a Imperatriz de conquistar o recorde."
Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: