O mamífero mais traficado do mundo

Todas as oito espécies de pangolim estão ameaçadas de extinção
O mamífero mais traficado em todo o mundo é um animal típico de regiões da África e da Ásia e pouco conhecido na América do Sul, embora tenha algumas características semelhantes às do tamanduá, comum em terras brasileiras.

Da BBC -

Algumas de suas peculiaridades, porém, fazem do pangolim um dos bichos mais visados por caçadores.

Com o corpo coberto por escamas (feitas de queratina) e sem dentes - ele se alimenta principalmente de formigas e usa sua longa língua para capturá-las -, o animal virou alvo principalmente por ser utilizado na medicina tradicional (alternativa, baseada em crenças e teorias) de países como China e Vietnã.

"Os asiáticos usam as escamas dele com vários propósitos, que vão de tratamento de câncer até o de males mais simples, como inchaço e artrite", explica Lisa Hyood, da organização Tikki Hywood Trust, baseada no Zimbábue, que resgata, reabilita e liberta pangolins.

"Alguns curandeiros tradicionais africanos também utilizam o pangolim, mas não no mesmo nível e na mesma quantidade que eles têm sido usados na Ásia."

Escamas do animal são usadas por curandeiros na China e no Vietnã
 Existem oito espécies do bicho, todas ameaçadas de extinção. Eles são animais de hábitos noturnos e solitários, que costumam se enrolar em torno do próprio corpo quando se sentem ameaçados.

Estima-se que cerca de um milhão de pangolins foram caçados na última década. 

Por causa da alta procura pelo animal na Ásia, ele está praticamente extinto no continente - numa tentativa de suprir a demanda, os caçadores têm se voltado agora para a África.

Uma conferência internacional que acontece nesta semana na África do Sul pode determinar o futuro do mamífero mais traficado no mundo.

A deliberação da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem), acordo entre governos com objetivo de garantir que a venda de espécies de animais e plantas selvagens não ameace a sua sobrevivência, pode tornar a caça a pangolins algo ilegal.

Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: