Após polêmica, 'urso mais triste do mundo' é retirado temporariamente de shopping chinês


Pizza recebeu o apelido de "urso polar mais triste do mundo" após divulgação de fotos e vídeos feitos em shopping 

Da BBC -

Mas a mudança é apenas temporária, afirmou o Aquário Grandview, em Guangzhou, no sudeste do país. Segundo o estabelecimento, o animal voltará ao local após obras de renovação.

Em uma postagem nas redes sociais chinesas, o shopping disse "aguardar o retorno de Pizza".

A transferência - e a obra - ocorrem após quase um milhão de pessoas assinarem uma petição para fechar o aquário.

Peter Li, especialista em política chinesa na ONG Humane Society International, disse em uma declaração que Pizza, que vive enclausurado em um pequeno recinto no interior do shopping, finalmente "sentiria o sol em sua pele, farejaria ar fresco e veria o céu".

"Mas imploramos que o shopping faça com que isso seja um movimento permanente, porque nenhuma renovação poderia fazer de um shopping um lugar adequado para esse animal. Mandá-lo de volta seria cruel e desumano."

Ambientalistas não querem que urso volte a ser exposto em shopping

Li afirmou que a decisão do estabelecimento pode ter ocorrido após o urso ficar visivelmente doente e angustiado.

"Advertimos o shopping que em breve seu abatimento seria tão evidente que ficaria difícil tê-lo em exibição pública."

'Partir é sempre triste'

O Aquário Grandview, que se vende como um "parque temático oceano", tornou-se objeto de controvérsia logo após sua abertura, em janeiro.

As imagens que surgiram mais tarde, mostrando Pizza caído no chão da sua jaula, renderam internacionalmente ao animal o título de "urso polar mais triste do mundo".

O shopping não disse para onde exatamente Pizza estava sendo levado, mas ressaltou tratar-se de "adeus por um curto período de tempo", enquanto remodelava seus espaços para exposições.

Imagens que mostram Pizza com uma expressão aparentemente triste correram o mundo
Também não está claro se o recinto do urso, duramente criticado, está sendo modificado para torná-lo mais adequado para um animal desse porte.
As outras partes do aquário - também lar de baleias-brancas, morsas, um lobo e raposas do ártico - permanecerão abertas.

O shopping fez uma festa de despedida para Pizza no domingo - que incluiu fotos mostrando crianças reunidas ao redor do recinto onde ele estava e mensagens de despedida desejando seu retorno.

"Partir é sempre triste, mas você terá uma casa reconfortante para voltar", disse o estabelecimento.
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: