Conheça 10 novas espécies descobertas em 2013

Todo ano, o Instituto Internacional para a Exploração de Espécies compila as descobertas de novas espécies em todo o mundo e faz uma lista com as dez principais. No ranking deste ano, o primeiro lugar ficou com o mamífero olinguito (Bassaricyon neblina), que é carnívero e vive na copa de árvores nos Andes.
A lista também inclui um tipo de geconídeo (Saltuarius eximius), que pertence a família de répteis escamados. Ele tem uma longa cauda que o ajuda na camuflagem e seu habitat é no nordeste da Austrália.
Translúcido, esse novo camarão (Liropus minusculus) é o menor de seu gênero e vive nas águas da ensolarada Califórnia.
Com 12 metros de altura, essa nova dracena Dracaena kaweesakii) é uma evidência clara de que nem todas as novas espécies são microscópicas.
Batizada em tributo à família real da Holanda por conta de sua cor laranja, esse fungo (Penicillium vanoranjei) foi isolado na Tunísia.
Descoberta na Costa Rica, essa nova vespa parasitoide teve seu nome - Tinkerbella nana - inspirado na personagem que acompanha Peter Pan, Tinkerbell (ou Sininho).
Essas bactérias (Tersicoccus phoenicis) recém-descobertas são conhecidas como micróbios do quarto limpo, porque resistem a esterilizações em alguns locais.
Dentre as criaturas unicelulares, essa ameba que tem entre 4 e 5 cm é considerada gigante (Spiculosiphon oceana). Vinda do Mediterrâneo, ela se alimenta de invertebrados.
A primeira anêmona do mar que vive no gelo (Edwardsiella andrillae) foi fotografada sob uma geleira na Antártida.
Encontrado em cavernas a 900 metros do solo, na Croácia, esse caracol (Zospeum tholussum) não tem pigmento em sua concha e nem olhos. Ele rasteja alguns milímetros por semana.

Enviar Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: