O que os animais fazem à noite?

O fotógrafo Eric Médard conseguiu flagrar os momentos mais íntimos do comportamento de animais noturnos em uma série de fotos com filtro infravermelho. Aqui uma cena típica do ditado "Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa", onde os ratinhos estão prontos para começar a caça.
Médard precisou de 25 anos para aperfeiçoar seu equipamento de infravermelho. Ele geralmente trabalha em um bosque que fica perto da sua casa na França, onde ainda há muita 'vida selvagem' para ser flagrada à noite.
"Muitos animais são mais ativos à noite. Mas é fato que é muito mais fácil fotografá-los durante o dia, porque à noite é como se você estivesse vendo somente a ponta do iceberg", diz Médard. Essa marta (mamífero encontrado principalmente na Europa, onde é conhecido por Pine Marten) foi fotografada com sua presa - um rato - em um jardim.
A marta é um animal magrinho, colorido e tímido com o pelo marrom-avermelhado e um longo rabo cor de chocolate. Ele geralmente é encontrado em buracos nos troncos de árvores ou nas raízes caídes de pinheiros e às vezes nas fendas de rochas em matagais cobertos.
"A vida norturna dos animais é algo que o público em geral e até alguns naturalistas conhecem muito pouco", disse o fotógrafo. "As câmeras com infravermelho me permitiram desvendar alguns mistérios sobre o que os animais fazem, onde eles vão e como se comportam no escuro."
O interesse de Médard em fotografia noturna começou 28 anos atrás, quando ele fotografou um texugo usando filme preto e branco e um flash clássico. Texugos são noturnos e se esquivam fácil. Eles comem centenas de minhocas todas as noites. Esse se aventurou em um jardim em Mayenne, Pays de Loire.
"As configurações do meu flash infravermelho e a câmera à prova de som me permitem tirar as fotos sem que os animais percebam nada", conta. Aqui um clique raro de um urso marrom europeu andando em uma floresta da Eslovênia.
"Para saber como e onde colocar as armadilhas, você precisa conhecer bem seu alvo. Se você conseguir prever o que o animal vai fazer e onde ou quando ele vai fazer, você não terá sucesso nessa mussão". (Lontra na margem do rio).
"Se o animal não está exatamente onde você esperava que ele estivesse, a câmera não vai flagrar nada." (Raposa vermelha). Créditos das fotos: Eric Médard/Rex Features.
Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: