'Na moita': capivaras, jacarés e outros animais que vivem lado a lado de moradores do Rio


Da BBC -

No coração de uma das principais metrópoles brasileiras, em meio a asfalto e prédios de concreto, vivem centenas de espécies de animais longe de serem bichos de estimação.

No ano passado, nada menos que 340 diferentes espécies selvagens foram resgatadas na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

"Bem próximo do Parque Olimpico existem lagoas que têm jacaré, capivara - animais que provavelmente estarão entre os visitantes da Olimpíada", diz à BBC Brasil o biólogo Izar Aximoff.

"Olha esses roedores gigantes", aponta o biólogo, enquanto caminha com a reportagem pelas ruas de um bairro residencial na capital fluminense.

"Eles estão muito próximos das casas de pessoas. Aqui, provavelmente no quintal, onde tem o campo de futebol, eles estão se alimentando. Estão convivendo junto com as pessoas."

Expansão desenfreada

Mais adiante, sob uma ponte para pedestres, dez jacarés-de-papo-amarelo descansam na água. "Aqui no Estado do Rio de Janeiro, muitas vezes existem registros de animais que entram em piscinas", destaca Aximoff.

Animais de restinga, como preguiças e jibóias, também são residentes menos conhecidos da sede olímpica.

"A expansão urbana carioca devastou o habitat natural dessas criaturas", diz o biólogo. Antes uma cidade considerada verde, na metrópole hoje existem existem poucos remanescentes florestais

"As pessoas passaram a morar cada vez mais próximo e às vezes dentro de onde os animais vivem. Na verdade nós é que invadimos o território deles."

Essa reportagem faz parte da série Hidden Rio - Rio Escondido, produzida pela BBC Brasil em inglês para o BBC World Service, que revela alguns dos extraordinários e menos conhecidos aspectos da cidade-sede dos Jogos 2016.

Vídeo: 




Enviar Google Plus

About Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: